O que é constelação familiar e como ela pode contribuir no processo de autoconhecimento?
- Flavio Moreira
- 9 de mar. de 2020
- 1 min de leitura

Algumas terapias alternativas têm proposto uma maneira de levar pessoas ao autoconhecimento além da cura.
A constelação familiar foi um dos temas discutidos no episódio do Vem Cmg Podcast do último mês a partir das explicações de Aline Gomes, psicóloga, mentora, coach e consteladora.
Atuando com constelação há mais de cinco anos, Aline define a constelação familiar como a remontagem da árvore genealógica emocional de um indivíduo para entender porque esta pessoa possui algum entrave em sua vida.
"A gente não olha para qualquer coisinha na constelação, a gente olha para coisas significativas", deixando claro que não é uma terapia para investigar questões mais banais como uma gripe ou qualquer doença ou situação de fácil resolução e cura.
Muitas vezes, Aline recebe clientes para serem atendidos apenas para constelação familiar e que não é raro que estes não saibam por onde começar por acreditarem que têm muitas questões que poderiam ali expor.
É quando, então, Aline faz a pergunta chave: "qual é a questão que de tempos em tempos sempre volta a acontecer na sua vida?" É isso que merece ser olhado. É o que chamamos de nó.", completa a consteladora.
A constelação familiar acontece em uma única sessão para olhar padrões repetidos da vida de alguém com relação a autossabotagem, ações enfraquecedoras como dificuldades de relacionamento, algum planejamento que não se concretiza, dificuldades na carreira, em ter uma vida financeira saudável, relacionamentos com pai, mãe, filhos e cônjuge...
No vídeo abaixo você confere um trecho extraído do bate papo com Aline Gomes no episódio 020 do Vem Cmg, onde ela explica o que é a constelação familiar com exemplos.
Comentários